Semana da Geologia – Dia do Geólogo

Data de publicação: 26 de maio de 2017. Categoria: Notícias

O Centro Acadêmico Livre Honestino Guimarães e o Departamento de Geologia da UFC convidam toda a comunidade geológica e demais interessados a participar da Semana de Geologia em comemoração ao Dia do Geólogo.

A abertura será na próxima segunda-feira com palestra Qual o significado das Grandes Estruturas da Província Borborema? Novos dados proferida pelo Professor Reinhardt Fuck (UnB), no Auditório do Centro de Ciências, às 9h. Entrada franca.

O prof. Reinhardt Fuck possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1963) e doutorado em Geologia pela Universidade de São Paulo (1972). É Professor Emérito e professor titular aposentado  da Universidade de Brasília, onde atua como pesquisador colaborador. Tem vasta experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Neoproterozóico, Província Tocantins, Faixa Brasília (embasamento, arco magmático), Província Borborema, estrutura da crosta e litosfera.

No dia 30, Dia do Geólogo, será apresentada a palestra “O pré-sal para o desenvolvimento do Brasil“, proferida pelo Geólogo Guilherme Estrela, no Auditório da FIEC, às 9h.

Guilherme de Oliveira Estrella é geólogo, graduado em 1964 pela Escola Nacional de Geologia, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1965 foi contratado pela Petrobras, empresa a qual dedicou toda sua carreira profissional. Sua atividade na Petrobras, permitiu a concretização de grandes descobertas científicas na área da Geologia do Petróleo. Dentre suas descobertas, destacam-se, de forma ilustre para o país, as reservas de óleo e gás natural conhecidas como  Pré-Sal, nas bacias de Campos e Santos.

A Semana de Geologia e o GEOCEARÁ 2017, promovido pela APGCE, seguem até sexta-feira, com intensa programação, contando com palestras, mini-cursos e mesas redondas.

Finaliza com a Festa do Geólogo dia 03/06 na ASDERT, Rua Major Facundo, 2240 – Fátima, Fortaleza-CE.

Participe!!!!