Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Geologia

Área do conteúdo

Perfuração do 1º poço profundo no Ceará

Data de publicação: 22 de outubro de 2011. Categoria: Notícias

A Petrobras deverá perfurar, ainda neste mês, o primeiro poço em águas profundas do Ceará. A nova área onde será buscado petróleo e gás fica no bloco denominado BM-POT-16, que se localiza na Bacia Potiguar, situada, em sua maior parte, no território do Rio Grande do Norte.

O poço, chamado Ararazul, fica a 68 quilômetros da costa do município de Icapuí e receberá a primeira das quatro perfurações que a Petrobras irá fazer em águas profundas no Estado, em uma campanha que deverá superar os R$ 200 milhões de investimento.

O Ararazul fica a uma lâmina d´água (medida de profundidade) de 1.400 metros e será o primeiro poço em mar do território cearense perfurado na Bacia Potiguar.

Os poços com profundidade até 300 metros são considerados rasos; de 300 metros a 1,5 mil metros, são profundos e, acima disso, ultraprofundos.

Até o momento, a parcela do Ceará que é explorada da Bacia Potiguar se concentra em terra, na Fazenda Belém, entre os municípios de Icapuí e Aracati.

Presença nas águas

Em mares cearenses, a Petrobras só possui hoje perfurações em quatro campos (Curimã, Atum, Espada e Xaréu), todos localizados na Bacia do Ceará, na parte que compreende o litoral do município de Paracuru. A exploração nestes campos, contudo, ocorre em águas rasas.

Fonte: Diário do Nordeste

Acessar Ir para o topo