Palestra: Criatividade: Ciência e Arte

Data de publicação: 1 de novembro de 2017. Categoria: Notícias

A criatividade é a aptidão do ser humano para conceptualizar com algum tipo de prazer coisas novas (inexistentes, tanto no mundo ‘real’ como no domínio do ‘imaterial’), através de modelos de conhecimento originais ou invulgares. Sendo uma característica qualitativa de cada um de nós, a criatividade não se pode medir, não admite igualdade, nem relação de ordem. Todos temos a nossa criatividade, referente a certas áreas (dependendo da CURIOSIDADE que sentimos em relação a elas), só que – em muitos casos – somos impedidos de exercer essa curiosidade por fatores exógenos, que (pensamos) não poder controlar (e que uma vida cada vez mais longa poderá ultrapassar ou ‘rodear’).
Com essa reflexão do Prof. Henrique Garcia Pereira do Instituto Superior Técnico, Lisboa/Portugal, o Departamento de Geologia convida a todos para discutir a criatividade nas ciências e nas artes.

UFC – Campus do Pici
Anfiteatro do Departamento de Geografia – Bloco 911
24/11/2017 – 9h30

Sobre o palestrante: Henrique José de Figueiredo Garcia Pereira é Professor Catedrático do IST – Instituto Superior Técnico (Lisboa/Portugal), desde 1994, tendo nos últimos anos sido responsável pela disciplina de Planeamento e Gestão de Recursos Naturais do curso de Engenharia do Ambiente e pela área  de  Recursos Naturais e Ambiente do curso de Engenharia Geológica e de Minas. Concluiu graduação em Engenharia Química em 1969, e Engenharia de Minas em 1971, no IST. Em 1978  diplomou-se na École des Mines de Paris com uma pós-graduação em “Geostatistique des Phénomènes non-stationnaires”. Em 1981 doutorou-se em Engenharia de Minas no IST, com a tese “Análise estrutural e seus reflexos na avaliação económica de projectos mineiros”.