Geologia da Província Mineral de Carajás

Data de publicação: 25 de julho de 2018. Categoria: Notícias

A I Excursão de Campo à Província Mineral de Carajás (PMC), ocorrida entre os dias 14 a 23 de julho de 2018, guiada pelos profs. Gabriel Valentim Berni e Christiano Magini, foi organizada pelo SEG Student Chapter UFC e com apoio do Stuart R. Wallace Fund (Society of Economic Geologists) e da Universidade Federal do Ceará.

Sendo a primeira deste tipo, a excursão foi implementada em caráter provisório como integrante da disciplina “Práticas de Campo I”, mas com a ideia principal de complementar o aprendizado das disciplinas nas áreas de Geologia Econômica, Prospecção e Pesquisa Mineral e Geotectônica em um curso de férias. Com um total de 3850 km percorridos, a excursão incluiu visitas à Bacia do Parnaíba, Faixa Araguaia e, mais detalhadamente, o contexto regional da PMC e suas mineralizações (Fe, Mn, Au-PGE, Cr-PGE e Au-Cu). Tais visitas incluíram minas em operação da Vale, que estão dentre as mais importantes  e modernas do mundo, além do histórico garimpo de Serra Pelada. A excursão foi considerada muito exitosa, tendo seu resultado geral e revisão das discussões apresentados pelo prof. Gabriel à turma e aos ouvintes na tarde de 24/07/2018, no Auditório do DEGEO.

O Departamento de Geologia dará apoio para a manutenção anual desta importante iniciativa de aprendizado como parte do calendário oficial do curso.