Abalos sísmicos frequentes na porção norte do Estado

Data de publicação: 26 de fevereiro de 2012. Categoria: Notícias

A Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil (RSisne) anotou pela primeira vez um tremor de terra em Barroquinha, na Zona Norte do Ceará. O abalo aconteceu na madrugada do dia 17 de fevereiro passado com uma magnitude de 2.5 graus.

O terremoto não chegou a afetar as casas da cidade, nem causar danos humanos. Mas o fato que chama a atenção da RSisne é que a informação primeira da Defesa Civil de Sobral era que o tremor tinha acontecido no distrito de Taperuaba.

O abalo de Barroquinha foi registrado pelas estações sismográficas da RSisne instaladas em Sobral e Morrinhos. Este foi o segundo abalo do ano maior de 2 graus na Zona Norte cearense. O primeiro foi verificado no distrito de Jordão, em Sobral, no dia 24 de janeiro, quando atingiu 2.1 graus. O abalo foi sentido a uma hora e 41 minutos da madrugada do dia 24 de janeiro. Naquela oportunidade, a RSisne informava que a atividade sísmica em Jordão está presente desde 2008, tendo ocorrido um tremor de magnitude 4.2 em maio de 2008. A RSisne destaca ainda que há uma falha ativa denominada de Falha do Riacho Fundo, na Serra da Meruoca, que tem repercussão em Jordão, que fica no pé da Serra da Meruoca.

Nos últimos dias, os pesquisadores de Natal vem registrando abalos maiores que cinco graus na Cordilheira Meso-Oceânica. “A cordilheira meso-oceânica tem se mostrado bastante ativa nas últimas semanas, com sismos próximos à ilha de Ascensão e ao arquipélago de São Pedro e São Paulo”, relata a RSisne em seu blog  Sismos do Nordeste. Existe a possibilidade desses terremotos afetarem o Nordeste brasileiro. “ Há uma hipótese, ainda não comprovada estatisticamente, que a atividade sísmica na Cordilheira Meso-Oceânica influencia diretamente a atividade sísmica no Nordeste do Brasil.  Os próximos dias serão um bom teste para essa hipótese”, dizem os colegadas da UFRN.

A RSisne mantém o blog Sismos do Nordeste que tem por finalidade divulgar notícias sobre os tremores de terra que ocorrem no Nordeste brasileiro, e assuntos correlatos. É de responsabilidade do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), pertencente ao Departamento de Geofísica (DGEF), Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET).

Mais informações:

Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil

Blog Sismos Nordeste (http://www.sismosne.blogspot.com)

Fonte: D.Nordeste; LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET